
1. Seja detalhista ao cadastrar produtos e clientes
Eles são os itens mais importantes a serem observados antes de emitir suas notas fiscais. Bem preenchidos possibilitarão um ganho extra de tempo evitando retrabalhos e paradas desnecessárias.
2. O cadastro de clientes tem algumas informações importantes
Razão social, endereço completo e CPF ou CNPJ são dados obrigatórios. A inscrição estadual também, mas apenas para aqueles clientes que possuem. Sem essas informações você não conseguirá transmitir a nota fiscal.
3. O cadastro de produtos também tem algumas informações importantes
São elas: NCM (Entenda definitivamente a NCM), código de barras (quando tiver), descrição, unidade, origem(nacional, importado…), preço e tipo de item (produto de revenda, material de uso e consumo, matéria-prima, …).
4. Classifique corretamente seus produtos
Se você classificar um produto de forma errada, dificilmente o sistema saberá disso. Já o fisco saberá facilmente. Além disso, você poderá pagar tributos a mais ou a menos, ser notificado e até mesmo multado.
5. Evite cálculos manuais
O sistema é capaz de apurar todos os valores dos produtos ou serviços que você estiver faturando, bem como calcular os impostos que constarão no DANFE e os que figurarão apenas no XML.
6. Nota de devolução é simples!
Independentemente de ser de compra ou venda é mais fácil de todas: observe que as informações da nota fiscal devem ser idênticas àquelas que estão na nota original. A única diferença é o CFOP (Qual CFOP usar?) que será de devolução.Configure alíquota de ICMS/IPI antes de digitar a sua nota
7. Devolução parcial, valores parciais
Se uma devolução não for total (devolver apenas parte daquilo que comprou ou vendeu), os valores deverão ser proporcionais.
8. Nota de devolução e nota de ajuste são duas coisas diferentes
E exigem CFOPs diferente.
9. Notas de retorno de beneficiamento são para prestadores de serviço
Ocorrem para os tipos de empresas que trabalham com prestação de serviço Exemplos: atelieres de calçado, indústrias que produzem componentes que integrarão um produto como móveis, peças de máquinas, corte a laser, entre outros.
10. Quando o prazo máximo de cancelamento acaba
E você precisava cancelar uma nota mas não conseguiu fazer isso dentro das 24 horas disponíveis, você tem o recurso de emitir uma nota fiscal de estorno ou ajuste.
11. Uma nota de estorno ou ajuste não cancelará a nota original emitida
Contudo lhe possibilitará reaver o imposto que, porventura, tenha sido pago na nota original.
12. A maioria das movimentações são feitas através de notas fiscais
Entradas e saídas de produtos, matérias-primas, insumos e serviços, quase na sua totalidade, são feitas através de notas fiscais. Outras opções de movimentação são as ordens de produção na indústria, por exemplo.